Para montar uma loja de ferragens é necessário se atentar a certos aspectos como em todos os negócios, com pesquisa de mercado, localização, concorrência e outros.
Segundo pesquisas, de cada 10 empresas novas pelo menos três não conseguem passar dos dois primeiros anos e a causa da mortalidade dessas empresas se deve a fatores como falta de experiência do empresário, deficiência na gestão, má administração financeira e problemas mercadológicos ou ainda pela precipitação que alguns empresários apresentam por uma percepção falsa de oportunidade, entre outros fatores.
Por isso, para não errar a dica é planejar cada passo através de um plano de negócios que abranja questões financeiras, estrutura do negócio, mão-de-obra, marketing para divulgação e outros aspectos.
O mercado consumidor potencial para a loja de ferragens são clientes que estão reformando ou construindo residências e empresas da construção civil. Portanto, a loja poderá representar um bom negócio.
Quando realizar a pesquisa de mercado, o empreendedor deverá estudar o seu público-alvo que estará intimamente ligado ao o que a loja oferece em termos de estrutura, mercadoria, localização, serviços e outros.
Para o sucesso do negócio, é necessário delimitar, ou seja, focar naquilo que a loja irá oferecer e assim poder trabalhar de forma mais eficiente. A loja de ferragens poderá oferecer ferragens, ferramentas, materiais de acabamento ou também materiais de construção como areia, cimento, tijolos e etc.
Escolha Da Localização
Antes de escolher a localização para a loja, pesquise regiões onde haja uma defasagem desse tipo de estabelecimento. Muitas lojas de ferragens costumam se localizar em áreas onde estão localizadas outras lojas de material de construção, material elétrico e vidraçarias, o que proporciona ao consumidor possibilidade para pesquisa de preços.
Na hora de escolher o imóvel, obtenha o maior possível, pois o layout de uma loja de ferragens exige muito espaço, os clientes precisam circular, escolher produtos sem se sentirem apertados e ainda deve ter espaço para depósito, caixa e administração.
Exposição Dos Produtos De Uma Casa De Ferragem
Uma das dicas sobre lojas de ferragens é quanto ao layout eficiente para as vendas, planejando como posicionar as mercadorias de forma que se tenha bastante espaço entre um artigo e outro, já que é coisa do passado uma loja de ferragens com mercadorias amontoadas.
Procure chamar atenção aos produtos que devem ser logo vendidos e também os de decoração. Para atrair e agradar a clientela, exponha bem na entrada utensílios que agradam toda a família, como puxadores, metais, louças e azulejos; mostre que a loja investe em artigos de boa qualidade e acabamento.
Produtos como areia, cimentos, canos ficam no fundo da loja, pois são necessários e não são produtos que requerem muita pesquisa por parte do consumidor.
Estrutura De Uma Loja De Ferragens
O layout numa casa de ferragens é essencial para as vendas. Uma dica é alocar o caixa no fundo da loja. Assim, antes de pagar o cliente dará uma última olhada e talvez encontre outros produtos e acabe consumindo mais e dando mais lucro.
Os produtos devem estar expostos por segmentos e preços. O cliente deverá encontrar numa mesma loja várias opções do mesmo produto com vários preços para todos os tipos de bolso.Existe um recurso nas lojas de ferragens chamado massificação, que consiste em misturar vários produtos.
O manejo da massificação precisa de cuidados para não poluir a visão e confundir o cliente, portanto, se a loja oferece dois tipos de portas, uma mais sofisticada e outra mais simples, estas devem ser expostas longe uma da outra. Esse recurso chama-se butificação que confere valor aos produtos essenciais.
Outro fator crítico de sucesso é não dificultar a posição dos produtos: os clientes têm a necessidade de sentir a mercadoria e testá-la.
Por isso, um recurso é situar em suportes uma amostra dos produtos como cerâmicas e outros itens para venda nas prateleiras. O importante é que o cliente possa testar o produto sem se machucar ou mesmo quebrar algo. Lembrando que “o cliente sempre tem razão”.
Organização Do Processo Produtivo
Depois de estruturada a loja de ferragens, veremos agora como organizar de forma eficiente o processo produtivo. Tenha um depósito ao fundo ou lateral que seja bem organizado e que esteja arrumado de forma a não danificar os materiais e, ao mesmo tempo, de forma que o trabalho dos entregadores ou repositores seja feito com praticidade.Para isso, não amontoe mercadorias caindo uma em cima da outra e tenha armários e gavetas para armazenar as peças menores. Se possível, tenha no andar de cima ou ao lado do depósito um escritório.
Vitrine
Na loja de ferragens também existe o uso de vitrines. As vitrines em vidro devem ser dispostas abaixo do balcão e longe do caixa; essa disposição propõe que o cliente observe os produtos antes de passar no caixa. Por trás da vitrine tenha uma espécie de armarinho com um atendente.
Nas vitrines podem ter produtos de compra por impulso, como fitas crepes, colas, produtos de iluminação, pequenas ferramentas e outros.
Agregação De Valor E Promoção
Muitas vezes, quando um estabelecimento agrega valor o mesmo também promove suas vendas. Por exemplo, distribua brindes divertidos que tenham o telefone ou endereço da loja.
Quando há datas comemorativas, celebre de forma que coloque a loja em evidência, como por exemplo, organizar um lanche promocional no dia das mães ou dos pais, ou distribuir flores no dia das mulheres. Pense em estratégias de marketing que irão divulgar a sua empresa.
Diversifique produtos e serviços oferecendo opções como:
- Profissionais de engenharia ou arquitetura para atendimento aos clientes nas residências, já que muitos desses profissionais trabalham de forma liberal
- Criação de programas de fidelidade
- Divulgue cursos rápidos de jardinagem na própria loja
- Venda de produtos por telefone ou internet
- Cartão de crédito próprio da loja
- Programas de convênios com empresas
Nenhum comentário:
Postar um comentário